KARATÈ- no caminho das artes marciais

KARATE-DO
Sendo eu ,uma karateca federada desde os 6 anos, tive sempre inerente ao meu caracter uma conduta influenciada também por esta practica. Portanto, fez sempre parte do meu trabalho, auxiliando-me nas posturas que adopto,na respiração, na minha preparação e no desenvolvimento de técnicas (principalmente com os pés). Assim sendo, não podia dissociar estas duas artes que me fazem seguir um caminho uno e ,então, partilhar este mundo convosco.
E aqui agradeço à insistência do meu pai, sensei Bharwany, que me iniciou e acompanhou nesta práctica levando-me ao 1º dan e à dedicação da minha irmã Bruna, que obtendo diversas vitórias nos torneios, foi sempre uma practicante exemplar e optima instrutora.
As aulas do sensei Bharwany diferem por não serem demasiado competitivas , nem tão pouco agressivas , mas antes por nos conceder um auto-desenvolvimento mediante a consciência e as capacidades motoras de cada um, tendo obtido excelentes resultados com crianças de "cuidados especiais".
Com ele, aprendi o que de melhor haveria de aprender de técnicas de massagens, manipulações, alongamentos conscientes, visualizações, respiração, auto-consciência, filosofia oriental, do-in, shiatsu ,diagonóstico e de seus livros fiz os meus alicerces de estudo e continua pesquisa.



A HISTÓRIA

Shotokan (松涛館) é uma escola de karatê criada por Gichin Funakoshi (1868-1957). Inicialmente o Mestre Funakoshi não acreditava em criação de estilos e sim que todo karatê deveria ser um só, mesmo com as diferenças naturais de ensino que variam de professor para professor. Shoto era como Funakoshi assinava seus poemas, significa pinheiros ondulando ao vento e kan significa edificação ou salão.
Os alunos de Funakoshi construíram um dojo (道場, lugar do Caminho) em sua homenagem e o chamaram de Shotokan (Edifício de Shoto). Acredita-se que a origem do nome do estilo seja essa. O Shotokan foi destruído durante um bombardeio na II Guerra Mundial.
O estilo Shotokan caracteriza-se por bases fortes e golpes no corpo inteiro. Os giros sobre o calcanhar em posição baixa dão fluidez ao deslocamento e todo movimento começa com uma defesa. Este é um estilo em que as posições têm o centro de gravidade muito baixo, e em que a técnica de um "simples" soco directo, pode nunca ser dominada, e só o é com muitos anos de treino, mas quando a técnica é dominada o seu poder é incrível e quase sobre-humano. No karatê shotokan são levados a sério fatos como a concentração e o estado de espírito, pois sem concentração e um estado de espirito leve mas determinado a técnica de pouco serve, devendo estes dois atributos expandirem-se com a pratica e determinação.

TÉCNICA
Possui 26 kata (ou forma, trata-se de uma sequencia de movimentos contra 4 ou mais adversários executados de tal forma sincronica), seguindo ainda um metedo de ensino que divide a aula em três partes (o já citado kata, o kumitê e o kihon.).

Os kata auxiliam o iniciante a assimilar o estilo e aprender as técnicas básicas de movimentar-se, defender-se e atacar. Para o avançado os kata são um confronto com as ideias dos antigos mestres, nestes confrontos os atuais praticantes entendem os segredos da arte, que só são aprendidos mediante prática exaustiva e não oralmente.

EVOLUÇÃO
O karatê Shotokan está dividido em 8 faixas (obi) num total de 19 níveis (9 kyu + 10 dan):

Para cada nível existe um tipo diferente de kata, kumite e kihon a ser aprendido pelo praticante, excepto a partir do 1º Dan, no qual apenas a kata e o kihon mudam. Salvo que não existe kata para uma determinada faixa em especifico, apenas uma ordem no aprendizado inicial de cada um.
Kyu significa classe, sendo que essa classificação é em ordem decrescente. Na classificação de faixas pretas, Dan significa grau, sendo a primeira faixa preta a de 1º Dan, a segunda faixa preta 2º Dan e assim por diante em ordem crescente. Em um plano simbólico, o branco representa a pureza do principiante, e o preto se refere aos conhecimentos apurados durante anos de treinamento.


AS 5 MÁXIMAS

É preciso crescer interiormente e para isso Funakoshi elaborou cinco princípios básicos com o objetivo de fazer com que o praticante através do estudo desses princípios busque sempre o fortalecimento e a valorização do Eu interior.
A finalidade desses ensinamentos não é a vitória e nem a derrota, mas o aperfeiçoamento do caráter de quem o pratica.
Sensei Funakoshi deixou-nos muitos pensamentos que espelham a filosofia do Karatê e suas técnicas, bem como a sabedoria oriental.
Além disso, deixou-nos dois importantes caminhos que levam à uma vida harmoniosa, são eles o "DOJOKUN" e o "NIJUKUN" que são os lemas do Karatê, os quais devem ser seguidos por todos os praticantes do Karatê.

DOJO KUN - As 5 máximas
HITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO - caractér
HITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO - sinceridade
HITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO - esforço
HITOTSU REIGI O OMONZURU KOTO -etiqueta
HITOTSU KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO - auto-controle

NIJU KUN- Os 20 ensinamentos
HITOTSU - KARATEDO WA REI NI HAJIMARI REI NI OWARU KOTO WO WASURUNA Não se esqueça que o Karatê deve iniciar com saudação e terminar com saudação.
HITOTSU - KARATE NI SENTE NASHI -No Karatê não existe atitude ofensiva.
HITOTSU - KARATE WA GI NO TASUKE -O Karatê é um assistente da justiça.
HITOTSU - MAZU JIKO WO SHIRE SHIKOSHITE TAO WO SHIRE- Conheça a si próprio antes de julgar os outros.
HITOTSU - GIJUTSU YORI SHINJUTSU- O espírito é mais importante do que a técnica.
HITOTSU - KOKORO WA HANATAN WO YOSU- Evitar o descontrole do equilíbrio mental.
HITOTSU - WAZAWAI WA GETAI NI SHOZU- Os infortúnios são causados pela negligência.
HITOTSU - DOJO NO MI NO KARATE TO OMOUNA- Karatê não se limita apenas à academia.
HITOTSU - KARATE NO SHUGYO WA ISSHO DE ARU- O aprendizado do Karatê deve ser perseguido durante toda a vida.
HITOTSU - ARAI YURU MONO WO KARATEKA SEYO SOKO NI MYOMI ARI O Karatê dará frutos quando associado à vida quotidiana.
HITOTSU - KARATE WA YU NO GOTOSHI TAEZU NETSUDO WO ATAEZAREBA MOTO NO MIZU NI KAERU- O Karatê é como água quente. Se não receber calor constantemente torna-se água fria.
HITOTSU - KATSU KANGAE WA MOTSUNA MAKENU KANGAE WA HITSUYO- Não pense em vencer, pense em não ser vencido.
HITOTSU - TEKI NI YOTTE TENKA SEYO- Mude de atitude conforme o adversário.
HITOTSU - TATAKAI WA KYOJITSU NO SOJU IKAN NI ARI- A luta depende do manejo dos pontos fracos (KYO) e fortes (JITSU).
HITOTSU - HITO NO TEASHI WO KEN TO OMOU- Imagine que os membros de seus adversários são como espadas.
HITOTSU - DANSHIMON WO IZUREBA HYAKUMAN NO TEKI ARI- Para cada homem que sai do seu portão, existem milhões de adversários.
HITOTSU - KAMAE WA SHOSHINSHA NI ATO WA SHIZENTAI- No início seus movimentos são artificiais, mas com a evolução tornam-se naturais.
HITOTSU - KATA WA TADASHIKU JISSEN WA BETSUMONO- A prática de fundamentos deve ser correta, porém na aplicação torna-se diferente.
HITOTSU - CHIKARA NO KYOJAKU KARADA NO KANKYU WAZA NO SHINSHUKU WO WASURUNA- Não se esqueça de aplicar corretamente: alta e baixa intensidade de força, expansão e contração corporal, técnicas lentas e rápidas.
HITOTSU - TSUNE NI SHINEN KUFU SEYO- Estudar, praticar e aperfeiçoar-se sempre.


O Karate-Do Tradicional na educação e formação da criança
No mundo de hoje, os valores como disciplina, respeito e companheirismo são muitas vezes deixados de lado. Pai e mãe freqüentemente trabalham e, às vezes, não têm condições de ajudar a construir estes valores na criança, por não estarem sempre em contato com os filhos que, normalmente, passam seus dias em frente de uma televisão e/ou em contato com companhias inadequadas. Além disso, as escolas, em geral, priorizam o aspecto intelectual, dando menos ênfase aos fundamentos da educação moral, cujos ensinamentos estão voltados para o comportamento disciplinar e social.
A prática do Karate-Do sob a orientação de instrutores qualificados trará benefícios inestimáveis para a criança, pois se ela for bem orientada e motivada, será um grande passo para se evitar o aparecimento de certos vícios (como o uso de drogas,ou os jogos excessivos ,por exemplo), nocivos à saúde.
Nesse sentido, podemos dizer que a prática correta do Karate-Do Tradicional auxilia enormemente na educação, formação e desenvolvimento da criança. Ela aprende a respeitar, prestar atenção e a se relacionar com os outros. Com relação ao aspecto físico, ela estará sempre se exercitando, o que proporciona um melhor desenvolvimento corporal, contribuindo para uma vida saudável em todos os aspectos; para além do grande suporte mental, no encadeamento de ideias ,no reforço da memória e maior facilidade de suportar situações de pressão para além da estabilidade emocional, concedendo-lhe mais paciência, segurança, auto-controle e auto-estima.


"O Karate é muito mais que um esporte de combate competitivo, pois o espírito que o norteia não é apenas a busca de vitórias em competições, mas, acima de tudo, a auto superação. Seu praticante visa vencer a si mesmo e às suas imperfeições. Neste sentido, no Karate não há vitória exterior sem vitória interior." Mestre Yasutaka Tanaka



locais:
-junta de freguesia de são jõao
-complexo da nova morada
-escolas
-demonstrações

Para mais informações:
Luís Bharwany- 969016307