pedras preciosas

As cores das pedras

Segundo o Kurma Purana, as pedras preciosas foram criadas a partir dos sete diferentes tipos de freqüência de luz que emanam dos sete principais planetas do nosso sistema solar.

Cada planeta tem uma cor, e a luz que ele emite influencia o nosso planeta. A posição dos planetas em relação a nossa localização no momento do nascimento determina a nossa natureza química. O que vivenciamos como estados de espírito e sentimentos é a nossa natureza química.

As cores são freqüência de luz que influenciam diretamente as glândulas endócrinas afetando a química do corpo, sua forma e a consciência humana. Cada cor possui sua própria área de influência no corpo e produz respostas físicas e mentais nessa área.

Vermelho: quente, estimula as glândulas supra-renais. Possui efeito vitalizador, sendo magnético e positivo. Purifica o corpo. Mulladhara Chakra.
Laranja: é morno, estimula a gônada. Possui um efeito alegre e inspirador que torna a pessoa mais otimista. É positivo e magnético. Swadhisthana Chakra.
Amarelo: é quente, estimula o cérebro e os nervos, estimulando a pessoa a obter conhecimento. É magnético e positivo. Manipura Chakra.
Verde: é refrescante e quase frio. Tonifica a química do sangue, é calmante, tem um efeito repousante sobre os olhos. É neutro. Anahata Chakra.
Azul: é frio e acidífero. Tonifica a coluna vertebral e região da garganta. Cria serenidade, ajuda no trabalho em grupo. Vishuddha Chakra.
Violeta: é frio. Atua como germicida, produz anticorpos, aumentando a resistência do corpo. Representa aspiração religiosa, devoção, paz. Ajña Chakra.
Branco: é frio. É usado para cura em geral. Simboliza pureza e perfeição.

Propriedades dos cristais

As pedras descritas abaixo podem ser usadas por qualquer pessoa. A indicação numerologica e astrológica potencializa a ação dos cristais.

Ágata
Propicia calma e boa sorte, sendo membro da família do quartzo, um óxido de silício (SiO2), possui propriedades magnéticas e auxilia o campo magnético do corpo, eliminando a ansiedade, absorvendo o calor do corpo e transmitindo calma, favorecendo a receptividade. Simboliza o amor. Fortalece todo corpo e trabalha todos os Chakras. A ágata esta associada à Lua e dependendo da sua cor é indicada para a posição da Lua no mapa astral:
Ágata vermelha: Lua em Áries ou Escorpião.
Ágata branca: Lua em Touro ou Libra.
Ágata verde: Lua em Gêmeos ou Virgem.
Ágata transparente: Lua em Câncer.
Ágata laranja: Lua em Leão.
Ágata amarela: Lua em Sagitário ou Peixes.
Ágata azulada: Lua em Capricórnio.
Ágata azul escura: Lua em Aquário.

Ametista
É uma das variedades do grupo do quartzo (SiO2 - Óxido de Silício). Sua cor varia do lilás ao violeta. Estabelece um bom entendimento, realça a faculdade de discernimento e induz ao desapego às coisas mundanas. Mantem a calma para a conquista da autodisciplina. Ajuda a obter estabilidade mental. É indicada para os nascidos nos dias 8, 17 e 26. É regido por Saturno.

Água Marinha
Pertence ao grupo do berilo, e sua composição química é Be3Al2 (SiO3)6 (silicato de alumínio e berílio). Sua cor varia do transparente ao azul. Ajuda a superar a ansiedade. É um calmante para o coração. Indicada para as pessoas nascidas nos dias 5, 14 e 23. É regido por Mercúrio.

Citrino
O citrino é uma variedade de quartzo transparente (SiO2-óxido de silício). Sua cor é amarela. Desintoxica o corpo físico, mental e emocional. Regenerador dos tecidos, ativa a energia de autocura. Indicado para pessoas nascidas nos dias 3,12, 21 e 30. É regido por Júpiter.

Coral
São formados por pequenos pólipos que segregam uma substância calcária através de suas bases, formando um esqueleto. Sua cor varia do rosa ao vermelho. Trabalham a nutrição da energia sexual e da criatividade e podem ser usados para aumentar a fertilidade e para garantir um bom desenvolvimento do feto durante a gravidez. É usado para proteção contra inveja. Indicado para pessoas nascidas nos dias 9, 18 e 27. Seu regente é Marte.

Granada
Sua composição química é Fe3 Al2 (SiO4)3 (silicato de ferro e alumínio). A Granada é vermelha escura. Estimula o vigor físico, alem de agir como um estimulante sexual. Influencia o sangue e a circulação. Indicado para pessoas nascidas nos dias 1, 10, 19 e 28. É regido pelo Sol.

Hematita
É um óxido de ferro (Fe2 O3), e por isso mesmo tem em sua essência a força do ferro e a natureza etérica do oxigênio. A essência da hematita é de cor vermelha (quando passa por processos de polimento a água que escorre dela sai completamente vermelha) e por isso tem efeito direto sobre o sangue e sua circulação no corpo humano. Com o poder de fortalecer e purificar o sangue. Ajudar a dissolver a negatividade.

Jade
Sua composição química é MaAl (Si2O6) (silicato de alumínio e sódio). Sua cor é verde. Esta associada aos rins. Combate a fadiga, favorece a fertilidade e longevidade. Indicada para as pessoas nascidas nos dias 5, 14 e 23. É regido por Mercúrio.

Jaspe
Pertence ao grupo do quartzo (SiO2 - óxido de silício). O Jaspe é rico em oxigênio e sílica. Esta composição é indicada para a cura de doenças da bílis. Ajuda a manter o equilíbrio eletroquímico. É prescrito para pessoas anêmicas. Seu elemento é a Terra.

Lápis-lazúli
De composição química Na8(Al6Si6O24)S2 (silicato de alumínio e sódio com enxofre). Aumenta a sensibilidade. Fortalece o sistema ósseo, ativa a glândula tireóide. Dá força ao corpo e mente. Indicada para as pessoas nascidas nos dias 8, 17 e 26. É regido por Saturno.

Malaquita
Sua composição química é Cu2 [(OH)2 CO2] (carbonato básico de cobre). Sua cor é verde. É conhecida como ‘pedra do rim’. Simboliza a amizade e prosperidade. Indicada para as pessoas nascidas nos dias 5, 14 e 23. É regido por Mercúrio.

Olho de Gato
É um aluminato de berilo.O uso do Olho de Gato aumenta a força física, a capacidade de resistência, e riquezas. Ele apresenta mudança de radiancia conforme a temperatura do corpo. Indicado para pessoas nascidas nos dias 7, 16 e 25. É regido por Kethu.

Olho de Tigre
É um tipo de quartzo (SiO2 - óxido de silício) opaco, listrado de dourado e marrom, apresentando um brilho sedoso. Promove prosperidade, boa sorte e esta associado ao sistema digestivo. Indicado para pessoas nascidas nos dias 7, 16 e 25. É regido por Kethu.

Ônix
Pertence ao grupo do quartzo (SiO2 - Óxido de silício). O Onix é uma gema de cor negra. Traz bons sentimentos, saúde e sorte. Aumenta a concentração e a estabilidade em geral. Indicada para as pessoas nascidas nos dias 8, 17 e 26. Esta associado ao planeta Saturno.

Opala
Sua composição quimica é SiO2 nH2O (Óxido de Silício Hidratado). O nome OPALA é de origem sânscrita "upala" que quer dizer pedra preciosa. A Opala é conhecida como a pedra portadora de boa fortuna e que sua presença trás amor e afasta os males. Acredita-se que as opalas demoram aproximadamente 60 milhões de anos para se formar. Indicado para pessoas nascidas nos dias 2, 11, 20 e 29. É regido pela Lua.

Pedra da Lua
Faz parte do grupo do feldspato, é geralmente incolor e translúcida, e sua composição química é K(AlSi3O8) (silicato de alumínio e potássio). Sua cor é branca. Indicada para combater ansiedade, fortalecer a vontade e equilibrar as emoções. Indicada para as pessoas nascidas nos dias 2, 11, 20 e 29. É regido pela Lua.

Peridoto
Também conhecido como Olivina, o peridoto é composto de (MgFe)2 SiO4 (silicato de ferro e magnésio. Sua cor é verde. É considerada uma boa pedra para melhorar o relacionamento conjugal. Ele intensifica a tolerância e o sentimento de amor. É indicado para trazer boa saúde e felicidade para a família. Rejuvenesce o corpo.

Perola
Símbolo da sabedoria. Representa a semente do pensamento. Simboliza o processo de transformação da dor em verdade e beleza. Indicado para pessoas nascidas nos dias 2, 11, 20 e 29. É regido pela Lua.

Quartzo
O quartzo (SiO2 - Óxido de silício) ativa as glândulas, equilibra as emoções e amplia as funções cerebrais ajudando no discernimento. Atua em todos os Chakras, facilitando a concentração. Indicado para pessoas nascidas nos dias 2, 11, 20 e 29. É regido pela Lua.

Quartzo róseo
É a variedade rosa do quartzo (SiO2 - óxido de silício). Reduz o stress e a tensão. Aumenta a criatividade. Esta associada a fertilidade, ao perdão, a compaixão. Indicado para pessoas nascidas nos dias 1, 10, 19 e 28. É regido pelo Sol.

Quartzo verde
Também conhecido como aventurina é a variedade verde da família do quartzo (SiO2 - óxido de silício). Atua no chakra cardíaco, com a energia de cura que é comum a todas as pedras verdes. Estimula o tecido muscular, fortalece o sangue e trás saúde e bem-estar. É particularmente eficiente no tratamento de problemas da pele. Pode ser ainda usada para aliviar o stress, restaurar o equilíbrio emocional e ajudar a liberar o medo e a ansiedade. Atribuem-se a ela os poderes de prosperidade financeira e sorte.

Sodalita
É um mineral de cor azul escura acinzentada, de translúcido a opaco, cuja composição química é Na8 (Cl2Al6Si6O24) (silicato de sódio e alumínio com cloro). Fortalece a comunicação e a expressão criativa. Ajuda a ser mais objetivo e menos crítico sobre os modos de lidar com a existência. Indicada para as pessoas nascidas nos dias 8, 17 e 26. É regido por Saturno.

Turquesa
De composição química CuAl2 [(OH)2 / PO4]4 4H2O (fosfato de alumínio e potássio, contendo cobre), a turquesa protege o corpo de envenenamentos. Protege os viajantes. Seu poder de proteção aumenta quando é dado um presente. Transmite paz à pessoa. Esta associada aos olhos e a cabeça. Indicada para pessoas nascidas nos dias 7, 16 e 25. É regida por Kethu.

Turmalina
A Turmalina é famosa pelo seu poder de absorver a luz, transmitindo para a pele e ajudando no equilíbrio eletroquímico do corpo. Ajuda na concentração, absorve energias mentais negativas, protegendo a pessoa que estiver usando. Aumentar a capacidade de discernimento e de tomar decisões. Ajuda a interpretar os sonhos. É indicada para crianças com dificuldade de aprendizado. É regida por Mercúrio.