Uso Terapêutico dos Condimentos

ALHO
Parte utilizada: bulbo /Sabor: Picante .Virya: quenteRejuvenescedor, afrodisíaco
É um tônico geral e um poderoso medicamento no tratamento de doenças pulmonares, com a bronquite e a asma. É também eficaz nos casos de gripe, tosse e expectoração. Segundo o Ayurveda, está indicado nas doenças cardiovasculares devido a sua propriedade de diminuir o colesterol sanguíneo. É um potente anti-reumático.

CEBOLA
Parte utilizada: bulbo /Sabor: Picante, doce, Virya: quenteTônico, digestivo, afrodisíaco.
Utilizada em problemas digestivos e respiratórios.

GENGIBRE
Parte utilizada: rizoma (seco) /Sabor: Picante, doce .Virya: quenteTônico geral
Valioso nos casos de inapetência, má digestão, flatulência, cólicas, náuseas e vômitos e também tosse, gripe, asma, laringite e dor de cabeça.

AÇAFRÃO
Partes utilizadas: rizoma /Sabor: Picante, amargo .Virya: quenteTônico, estimulante, vermífugo. Purificador do sangue. É um antibiótico natural, fortalece a digestão e ajuda a aumentar a flora intestinal.Indicado em casos de anemia, tosse, indigestão, doenças do fígado (icterícia).
Receitinhas Resfriados, gripes e dor de cabeça: misturar meia colher de café de açafrão, meia colher de café de pimenta-do-reino num copo de leite bem quente. deixar esfriar - tomar esta infusão quando estiver morna. Tosse: misturar açafrão em pó com mel e tomar 3 vezes ao dia

HORTELÃ
Parte utilizada: folhas /Sabor: Picante. Virya: fria
Indicada nas cólicas, febres, gripes, dor de garganta, stress emocional, dor de cabeça, alterações digestivas (por sua propriedade refrescante, é muito utilizada em casos de queimação de estômago).

COENTRO
Parte utilizada: folhas e sementes /Sabor: Picante. Virya: fria
Usado em alterações digestivas e urinárias. Actua principalmente nos músculos e no sangue. Tem efeito desintoxicante nos casos de alcoolismo. Indicada para cólicas, disenteria, problemas reumáticos. Nas cólicas infantis, fazer infusão das sementes e oferecer à criança algumas gotas por dia.

NOZ MOSCADA
Parte utilizada: sementes /Sabor: Picante.Virya: quenteEstimulante, digestivo, em doses elevadas é narcótico.
A flor da noz moscada é afrodisíaca e pode ser usada em casos de impotência.Indicada na má absorção, dor abdominal, diarréia, gases, insônia. É um dos melhores medicamentos para acalmar a mente.
Receitinha Pele manchada e borbulhas: fazer uma pasta misturando açafrão, noz moscada e leite.

PIMENTA-DO-REINO
Parte utilizada: fruto / .Sabor: PicanteVirya: quente
Aumenta o poder digestivo, é afrodisíaco, expectorante e vermífugo.Indicada para indigestão crônica, febre, sinusite, alterações metabólicas, obesidade.
Receitinhas Hemorróidas: 1 colher de sopa de pimenta-do-reino e duas colheres de sopa de cominho triturados e bem misturados a 250 ml de mel. Tomar 2 a 3 vezes ao dia.Rouquidão e problemas de garganta: Fazer gargarejos com meia colher de sobremesa de pimenta-do-reino diluída em 2 copos d´água.

CRAVO
Partes utilizadas: fruto e flor secaSabor: PicanteVirya: quenteDigestivo, estimulante, aromático, anti-espasmódico. O óleo de cravo é um analgésico potente. Estimulante eficaz dos pulmões e estômago. Indicado para flatulência, cólicas, indigestão, vômitos, resfriados, tosse, asma e faringite
.
CANELA
Parte utilizada: cascaSabor: Picante, doceVirya: quenteEficaz para fortalecer e harmonizar o fluxo sanguíneo. Indicada na inapetência, náuseas e vômitos. É diurética e estimulante do sistema nervoso.
Receitinhas Flatulência e má digestão: misturar gengibre seco, casca de canela e cardamomo em pó e triturar. Ingerir 1 a 2 g antes das refeições.Gripes e resfriados: fazer a decocção de 3 partes de gengibre, 3 partes de canela e 1 parte de cravo, todos em pó. Colocar em água e ferver em torno de 5 a 10 minutos. Tomar 1 xícara de 4/4 horas.