1 Chakra Base ou da Raiz (Muladhara)




CENTRO DA SEGURANÇA

Cor:
Vermelho.
Elemento: Terra.
Sentidos: Olfacto.
Representada por um: Cubo.
Localização: Base da coluna, 2 dedos abaixo do umbigo. Exactamente no períneo,enttre o ânus e órgãos sexuais.
Pedras semipreciosas e cristais: Rubi, Garnet, Turmalina preta, Pedra sangue, Hematite, Onyx, Pirite.
Essências florais: Milho, Alecrim, Clematis.
Óleos essenciais: Madeira de Sândalo, Alho, Canela.
Principio Fundamental: Força de vontade.
Partes do corpo associadas: Sistema linfático e esqueleto (dentes e ossos).Coluna vertebral. Sistema excretor (intestinos,ânus, recto) partes genitais, coccis, bexiga, próstata, unhas, sangue. Extremidades inferiores e células responsáveis pelo nascimento.
Glândulas: Supra renais (responsáveis pela produção da adrenalina e pela regência da temperatura do corpo).
Aspectos da consciência: segurança, sobrevivência, confiança, segurança. A capacidade de se sentir “em casa” e de estar presente no aqui e agora.
Relacionamento do individuo com a mãe.


Bom funcionamento desta chakra
A chakra base ou da raiz faz a ligação entre o corpo físico e a Terra, entre a natureza e os animais. Esta chakra simboliza ainda a criação de raízes sólidas para a Terra-mãe, para a vida e para a sua dimensão terrena.
Esta chakra simboliza igualmente, a expressão da sexualidade e criatividade humana, gosto pela vida e pelos prazeres mundanos.
A chakra base possui ainda uma forte ligação com a Terra, e por conseguinte uma forte necessidade de preservar a vida e harmonia no planeta.
Dai que se diga, que esta chakra é fundamental para o equilíbrio do corpo humano e para o seu bem-estar geral.
Em termos esotéricos, a chakra base é ainda conhecida como sendo o "Reservatório da Energia Kundalini".
Esta energia, é encarada como o "Assento da Consciência Colectiva Humana", preservando em si todo o conhecimento inerente á nossa espécie.
Dai que, uma pessoa que seja pragmática, realista e objectiva normalmente possui uma chakra base em harmonia, forte e sólida.
Ainda neste contexto, ter os "pés bem assentes no chão" significa acima de tudo uma aceitação da vida terrena na sua integra.
Este ditado popular português, encerra em si ainda uma certa dose de sabedoria espiritual, já que se refere a pessoas que encaram a vida (e reincarnação presente), com naturalidade e profunda aceitação.
Ainda neste âmbito, as pessoas que sentem uma forte ligação á terra e ao planeta (ex: agricultores, jardineiros, guardas florestais, ecologistas, biólogos, etc.) são normalmente seres com a chakra base em perfeito funcionamento, equilibrada e desenvolvida.
Outra característica ainda referente ao estádio de desenvolvimento desta chakra, diz respeito ao nível de confiança e de segurança que a pessoa sente na sua vida.
E normalmente, as pessoas confiantes, responsáveis, práticas, tenazes e perseverantes possuem uma chakra base sólida.
Estas pessoas podem igualmente sentir paixão pelos prazeres da vida física, necessitando de segurança material acrescida, de estabilidade, de conforto e de luxo em seu redor.
Estas pessoas aderem facilmente a uma rotina de vida, necessitando de ter todas as suas necessidades físicas, psicológicas e emocionais plenamente garantidas.
E durante uma sessão de Reiki, esta chakra e seu equilíbrio reveste-se de importância vital para o sucesso dum tratamento. Sem ela o paciente tende a flutuar e a ausentar-se do seu corpo e do espaço físico, dificultando o trabalho do praticante de Reiki.
E caso a chakra base esteja equilibrada e a funcionar plenamente, a pessoa pode ainda usufruir duma vida repleta de abundância e de prosperidade. E no que diz respeito aos tratamentos de Reiki, este tenderão a produzir melhores resultados e mais palpáveis.
Ainda a titulo de curiosidade, uma chakra base bem alinhada, equilibrada e harmonizada com a chakra da cabeça, traz bem-estar acrescido á pessoa, equilíbrio interior e muita energia pessoal. Dai que se deve incentivar as pessoas a prestarem mais atenção a este centro energético tão importante para o nosso bem-estar, ensinando-as a preservarem e a mantê-lo equilibrado.


Funcionamento deficitário desta chakra
Caso a chakra base não esteja a funcionar correctamente, esteja em desarmonia ou desequilibrada, isto pode que fazer com que a pessoa:
Se encontre demasiado obcecada pela aquisição de bens materiais em detrimento do seu desenvolvimento espiritual;
Que se sinta insegura face á vida e sua presente existência terrena;
Que dê demasiado importância aos prazeres mundanos do sexo, da luxúria e da comida em detrimento da espiritualidade;
Que seja obesa, tendo propensão para a prisão de ventre e para problemas de ordem circulatória e cardiaca;
Que seja egoísta, ignorando facilmente as necessidades alheias;
Que perca a calma com facilidade, tendo rasgos de ira, de agressividade, ou preocupações excessivas.
Estas emoções exacerbadas podem gerar na pessoa casos incontrolados de ex: stress, medo face á vida, falta de confiança nos outros e falta de segurança pessoal;
etc.
A titulo de curiosidade, caso se desenvolvam mais as chakras da parte superior do corpo em detrimento das da parte inferior, isto pode conduzir a que a pessoa funciona mais a um nível espiritual do que a um nível físico.
Por conseguinte, isto pode fazer com que a pessoa se sinta constantemente "na lua", a "flutuar", alienada desta realidade e distante dos outros seres humanos. E isto num contexto espaco-temporal, irá conduzir a pessoa a um isolamento gradual e a uma rejeição do contacto com os outros seres humanos.
Relativamente aos adolescentes, caso esta chakra esteja fechada ou bloqueada, isto pode manifestar-se em casos de anorexia nervosa que podem variar em termos de intensidade e gravidade.
Também aqui é possível alcançar um melhor equilíbrio interior, mediante a consciencialização de que a chakra base representa o pilar da estabilidade física do corpo humano. E sem este centro de energia a funcionar plenamente, a pessoa tende a gerar desequilíbrios a nível alimentar, indo a extremos i.e ora tornando-se num "big eater" ou num anoréxico em gravidade.
A chakra base, permite-nos ainda encarar a vida com um elevado grau de autoconfiança, de tenacidade e de perseverança pessoal. Sem esta a pessoa não se sente suficientemente forte para enfrentar as adversidades da vida terrena, embatendo com frequência em erros de julgamento e de funcionamento social.