5 Chakra do Pescoço ou da Garganta (Vishuddhi)



CENTRO DA CORNUCÓPIA

Cor associada: Azul céu,
Elemento: Éter.
Sentidos: Audição.
Representada por uma: Pirâmide invertida.
Localização: Zona da garganta e do pescoço.
Importância desta chakra: Permite-nos desenvolver as nossas capacidades de comunicação através do reforço do nosso poder de vontade e expressão interior.
Pedras semipreciosas e cristais: Calcedónia, Agua marinha, Turquesa, Lápis lazúli, Jade, Crisocola, Opala azul.
Essências florais: Cosmos, Larica, trompeta das vinhas.
Óleos essenciais: Ylang-Ylang, Gardénia, Camomila.
Principio fundamental: Ressonância das emoções e do SER.
Partes do corpo que lhe estão associadas: Garganta, ouvidos, pescoço, voz, maxilares, tubos branquiais, traqueia, parte superior dos pulmões, braços,mãos, cervical e esófago.
Glândulas: Tiróide (regula a transformação e digestão da comida, equilibrando os níveis de cálcio e iodo no nosso organismo e sangue).
Aspectos da consciência: são os aspectos do EXPRESSAR e RECEBER. Manifestação de objectivos. Escutar a intuição.

Bom funcionamento desta chakra
A chakra da garganta está localizada na zona regida pelo pescoço e pela laringe, tendo o seu ponto de origem na vértebra cervical, abrindo-se para a frente no corpo e em forma de funil alongado.
Esta chakra regula assim a nossa capacidade de expressão de sentimentos profundos e íntimos, de opiniões pessoais e de pensamentos.
A chakra da garganta regula e rege ainda a nossa capacidade pessoal de comunicação. E este centro energético é de igual modo responsável, por fazer a ligação entre os nossos sentimentos mais profundos e sua expressão exterior.
Dai que se diga, que é através desta chakra, que as pessoas conseguem transmitir as suas percepções do mundo, da realidade, das ideias, dos desejos, do conhecimento e das emoções aos restantes seres humanos.
Sendo assim, esta chakra está associada a todo o tipo de expressão humana ex: agressividade, choro, riso, ira, etc.
Ainda neste âmbito, a chakra da garganta rege todas as formas de expressão humana relacionadas com as artes, com a linguagem gestual (mímica), com a musica, com o canto, com a dança, com o teatro etc.
E quando esta chakra está bem desenvolvida e a funcionar plenamente, a pessoa sabe diferenciar entre o lado mental da vida e o seu lado físico. A pessoa sabe ainda distinguir entre o lado etérico da vida e o lado emocional desta.
Neste contexto, a pessoa não se deixa constranger pelas suas emoções, pelos seus pensamentos, pelos seus sentimentos ou pelas suas sensações, dando azo a que a sua criatividade e desejos encontrem uma forma de expressão no mundo físico.
Ainda neste âmbito, quando a chakra da garganta está a funcionar devidamente, a pessoa sente-se verdadeiramente inspirada, viva, feliz e capaz de ultrapassar com tenacidade todas as crises que se lhe deparem na vida.
Finalmente, a chakra da garganta rege o funcionamento da audição e da capacidade de "ouvirmos a voz interior do divino", e dos nossos pensamentos mais profundos.
Deste modo, o desenvolvimento desta chakra, insere-se no contexto da expressão activa das ideias humanas, fazendo com que a pessoa goste de conversar, de argumentar e de levar a cabo discussões salutares sobre novas ideias, sobre novos conhecimentos e sobre novos pensamentos.
A comunicação em si jamais constitui um entrave a esta pessoa, que a encara mais como um desafio salutar, e "sal que tempera vida".

Funcionamento deficitário desta chakra
Caso esta chakra não se encontre a funcionar devidamente, a pessoa pode desenvolver alguns dos seguintes sintomas físicos: dores de ouvidos, problemas de audição, problemas vocais, bloqueios na garganta, dores de costas (relacionada com má postura), problemas respiratórios na parte superior dos pulmões, bronquite, laringite, faringite, asma, etc.
Ao nível psicológico, isto pode fazer com que a pessoa seja incapaz de dizer NÃO aos outros, absorvendo ao longo da sua vida doses elevadas de frustração, de insatisfação, de sofrimento e de agressividade pessoal.
E noutros casos isto pode ainda significar, que a pessoa tenda a desenvolver uma personalidade excessivamente passiva, inflexível ou incapaz de aceitar novos desafios de vida.
A pessoa pode ainda demonstrar ser incapaz de expressar as suas necessidades mais profundas como ser humano, caindo com facilidade nas mãos de pessoas menos escrupulosas, manipuladoras ou controladoras.
Para alem disso, um bloqueio nesta chakra significa acima de tudo, uma incapacidade de expressão dos sentimentos mais profundos do ser humano, das emoções e do amor. Dai que se diga, que um bloqueio ao nível da chakra da garganta pode significar um vida amorosa destituída de conteúdo, pobre e que a pessoa se sinta invariavelmente solitária e sem amor próprio.
Deste modo, caso exista um bloqueio nesta chakra isto pode igualmente sugerir, que estamos perante uma pessoa excessivamente intelectual, solitária, circunspecta, introvertida, fria e receosa de demonstrar a sua efectividade, preferindo a rejeição ou a negação á sua aceitação. E isto irá resultar, no desenvolvimento duma personalidade e dum individuo, que receia constantemente ser mal-interpretado ou mal julgado pelos outros.
E devido ao facto, de ser incapaz de transmitir as suas emoções mais profundas, esta pessoa sente-se normalmente culpada por não poder retribuir determinados sentimentos amorosos ou de amizade, que os outros nutrem por ela.
E este sentimento de culpa leva ainda a que a pessoa se encerra em si, rejeitando-se constantemente, não sendo condescendente para consigo mesma e para com os outros. A pessoa tende ainda a julgar-se com demasiada frequência e celeridade, encarando-se como o ponto de origem de toda a infelicidade alheia.
Ainda neste contexto, quando a pessoa tem uma chakra da garganta a funcionar desarmoniosamente, isto pode ser facilmente "ouvido" pelos outros.
A voz da pessoa dá-nos a conhecer uma chakra disfuncional, na medida em que esta se torna excessivamente agressiva, fria, ofensiva, indiferente, antipática ou "barulhenta".
O tom ou timbre de voz da pessoa, também pode registar variações anormais, indo dum tom de voz grave para um tom agudo e vice-versa. O tom de voz pode inclusive variar repentinamente, causando constrangimentos á pessoa, levando-a a uma tendência crescente para a introversão.
E devido ao facto do tom de voz variar excessivamente, esta pessoa crê que os outros se divertem com este facto, o que a faz ausentar-se de eventos, de acontecimentos sociais e a ter uma vida de Ser "reservado".
Em casos mais graves, a pessoa pode ainda ter tendência para gaguejar quando pretende demonstrar emoções profundas. E o nível do gaguejo também nos pode revelar se a pessoa se encontra numa fase inicial do processo, ou se este se agravou no decurso do tempo.
Ainda neste contexto e em casos gravosos de bloqueio ao nível desta chakra, a pessoa pode inclusive rejeitar por completo a comunicação oral, recusando-se a falar e a fazer parte deste mundo. Este refugia-se assim num mundo próprio e fictício, normalmente de difícil acesso a pessoas menos capacitadas para compreenderem a gravidade da situação.
Ainda em termos físicos (e quando a chakra da garganta se encontra em desarmonia), a pessoa ao tentar demonstrar as emoções profundas pode vir a sentir um nó na garganta ou uma dor na parte superior do tórax. E isto relaciona-se com o facto, de a pessoa demonstrar resistência interior face á comunicação como meio de socialização e de expressão das suas necessidades pessoais.
Outro caso ainda que nos revela um bloqueio ao nível desta chakra, prende-se com o facto de a pessoa ter uma natureza excessivamente reservada e tímida, fechando-se num mundo interior só seu, receando a exposição social, os julgamentos alheios, a manipulação, o controle e as pressões sociais ou familiares.
Este tipo de pessoa, pode ainda ter dificuldades em se envolver em conversas triviais ou banais, minimizando a sua importância ou evitando-as por completo.
A pessoa rejeita igualmente, discutir sentimentos profundos ou ideias abertamente e em frente a estranhos.
A pessoa que tem tendência para se encerrar no seu próprio mundo, pode contudo revelar uma natureza bastante talentosa em termos de escrita, de poesia e das artes no geral.
Todavia, esta "riqueza artística" encontra-se bem protegida e escondida do mundo exterior, nunca encontrando forma de expressão e de aceitação social.
De modo a se resolverem problemas ao nível desta chakra, é conveniente que a pessoa faça um esforço consciente no sentido de desenvolver a sua auto-estima, a sua autoconfiança e que passe a confiar mais nas suas próprias opiniões e intuição. A pessoa pode ainda treinar a sua voz, cantando ou tentando conversar mais com os outros seres humanos.
No entanto, o medo é o inimigo numero UM das emoções puras do coração e da sua verbalização. E o medo conduz muitas vezes a que as pessoas se escondam num mundo de fantasias, criando muros invisíveis de protecção face a preconceitos, a julgamentos e ás criticas alheias.
E o único meio de se ultrapassarem estes obstáculos relativamente ao medo, é levar a pessoa a ser mais expressiva no geral e mais honesta face aos seus sentimentos, ideias e necessidades.
A pessoa deve ainda ser estimulada diariamente pelos outros, devendo ser ouvida e levando os outros a ouvirem as suas opiniões.
Esta deve ainda activamente contrabalançar as suas ideias, e comunicar de forma honesta e directa os seus pensamentos e sentimentos, quer estes sejam de índole positiva quer sejam de índole negativa.