7 Chakra da Cabeça ou da Coroa (Sahasrara)



CENTRO DA CONSCIÊNCIA


Cores associadas a esta chakra: violeta, lilás ou branco.
Elemento: O cosmos.
Sentidos: Ventura e glória divina. Empatia! A unificação do Eu com o Outro.

Representada por uma: Coroa, capacete ou flor de lótus que se abre para o céu, e que simboliza o despertar da espiritualidade e da consciência humana.
Localização: Topo da cabeça ou zona da nuca.
Importância desta chakra: Esta permite-nos entrar em contacto com o divino e com todas as facetas da espiritualidade humana. Durante um tratamentos de Reiki, a energia universal é normalmente canalizada pelo terapeuta através desta chakra, e conduzida ás restantes seis chakras espalhadas pelo corpo humano.
Pedras semipreciosas e cristais: Diamante, Ametista, Amber, Moldavite, Alexandrite, Opala de fogo, Labradorite.
Essenciais florais: Angélica, Lótus, Tulipa estrelada.
Óleos essenciais: Lótus, Alfazema, Violeta, Elemi.
Principio fundamental: O SER.
Partes do corpo que lhe estão associadas: Cérebro, cabelo.
Glândula: Pineal. (um mistério para a ciência) –responsável pela pigmentação da pele , ao produzir a melanina, a qual reage à luz.
Aspectos da consciência: percepção da união e separação. Relacionamento com o pai e autoridade em geral.


Bom funcionamento deste chakra
A chakra da cabeça está localizada no centro do crânio, abrindo-se em forma de funil para o universo. Na arte sacra, esta chakra é normalmente representada como um anel ou halo no topo da cabeça dos santos e dos apóstolos. Este halo representa normalmente, a ligação entre a pessoa e o divino ou a inteligência superior de Deus.
O principio fundamental que rege esta chakra relaciona-se com o SER, com a existência e com a compreensão profunda da missão do homem na Terra.
Dai que as cores que lhe estão associadas sejam o violeta, o lilás ou o branco (que simbolizam a ligação entre o homem e o universo e entre o homem e Deus), que simbolizam ideais como a devoção religiosa e a meditação transcendental.
Esta chakra é ainda considerada, como sendo o centro mais importante do corpo humano, fazendo a união entre a energia cósmica e as restantes chakras inferiores ou terrenas.
E ao recebermos a energia universal, esta entra-nos sempre pela chakra da cabeça, espalhando-se de seguida ás chakras inferiores.
Este centro energético, está igualmente associado á pureza da alma, ao conhecimento universal e á "iluminação do SER".
A chakra da cabeça une-nos assim com o divino e com Deus, permitindo-nos compreender a existência humana e planetária, como parte integrante dum todo, i.e. da criação de Deus.
Quando o desenvolvimento desta chakra é acompanhado pelo desenvolvimento da chakra da testa, a pessoa possui capcidades extraordinárias de raciocínio e de intuição. Neste caso, estamos perante um ser "iluminado", com uma inteligência superior e atributos humanos únicos.
Deste modo, a nossa aceitação da energia universal ou divina, é deveras importante para o nosso desenvolvimento humano e espiritual, permitindo-nos desenvolver de forma harmoniosa e saudável as restantes chakras do corpo.
Ainda neste âmbito, quando a chakra da cabeça se encontra completamente aberta, tende a auxiliar as demais a funcionarem em perfeição, removendo-lhes quaisquer obstáculos, bloqueios e desarmonias que possam ter.
E é sob o comando da chakra da cabeça, que todas as restantes chakras se alinhavam no corpo humano. Este alinhamento tem por fim conduzir o ser humano á "perfeição", ao desenvolvimento da alma e da sua existência humana terrena.
De igual modo, quando completamente aberta e desperta, esta chakra irradia a energia universal e a luz divina.
Caso uma pessoa seja abençoada pela abertura da chakra da cabeça, então passará a deixar de ser um meramente receptor da energia universal, passando a irradiá-la aos outros seres vivos e ao planeta.
Dai que se diga, que a chakra da cabeça é extremamente importante para o nosso desenvolvimento físico, emocional, mental e espiritual, trazendo-nos pureza de pensamentos, paz de alma, amor eterno, compaixão, generosidade, consciência, e constância.
Esta permite-nos ainda atingirmos níveis superiores de meditação, ligando-nos á consciência suprema do universo. E toda a essência do SER e presença da luz divina na alma humana, são reveladas através da abertura desta chakra.
E quando a pessoa e o divino são UM só, a vida e a realidade terrena tornam-se cristalinas como água e toda a ilusão e mentira se dissipam, sendo substituídas pela luz pura, verdadeira de Deus e do conhecimento universal.
Muitos crêem ainda, que as pessoas estão abertas ou receptivas ás influencias da chakra da cabeça de sete em sete anos, ou nas seguintes idades: 7, 14, 21, 28, 35, 42, 49, 56, 63, 70, 77, 84 etc.

Funcionamento deficitário desta chakra
Como já tivemos a oportunidade de referir, esta chakra é considerada como sendo o centro energético mais importante do corpo humano. E quando disfuncional ou pouco aberta não traz consigo grande abertura mental ás pessoas, ou conhecimento verdadeiro, abundância ou "iluminação interior".
O medo passa então a dominar a vida da pessoa, difundindo-se ás restantes chakras, desequilibrando-as e bloqueando-as. E não tardará a que a pessoa comece a revelar doenças do foro mental, fobias, dores de cabeça ou enxaquecas de difícil tratamento.
Tendo em conta este cenário, importa ainda referir que os bloqueios originados pelo mau funcionamento desta chakra não são de fácil remoção ou correcção, resultando muitas das vezes em enfermidades graves do foro físico e mental.
Ainda caso esta chakra não esteja completamente aberta, a vida da pessoa está repleta de desarmonia interior, e em muitos casos de infelicidade e desilusão.
Dai que, é importante aconselhar as pessoas á introspecção diária, levando-as a perceberem as mensagens profundas da vida, colocando o medo, os sentimentos de rejeição, de insegurança e de incerteza de parte.
Há que abrir pois o coração á CRIAÇÃO, ao conhecimento universal e ao desenvolvimento do SER divino que habita em todos nós.
E há que respeitar ainda a ordem divina das coisas, da natureza e do Ser.
É importante ainda evitar-se a superficialidade e o materialismo, tentando encontrar o significado profundo da existência humana na virtude, na glória e na unidade com Deus.

Observação final
A nossa existência terrena traz-nos diariamente desafios e lições de vida diversas e importantes de observar e de compreender.
E tanto o medo como a insegurança pessoal fazem parte da existência de muitos seres humanos. A própria sociedade "consciencializa" os indivíduos a temerem a vida, e a temerem as suas capcidades intrínsecas e potencialidades humanas. A sociedade limita e condiciona o ser humano a padrões de comportamento e de pensamento que se revelam mais destrutivos do que construtivos.