3 Plexo Solar ou Chakra (Manipura)


CENTRO DO PODER


Cor associada: Amarelo.
Elemento: Fogo.
Sentidos: Visão.
Representada por um: Globo.
Localização: Plexos solar ou zona do abdómen.
Importância desta chakra: Permite-nos desenvolver o nosso ego, personalidade e reforçar a nossa auto-estima.Pedras semipreciosas e cristais: Citrina, Diamante amarelo, Jasper, Turmalina amarela, Topázio dourado, Opala.Essências florais: Mil-folhas, hortelã menta, camomila.
Óleos essenciais: Zimbro, limão, fruto das grainhas.Principio fundamental: A forma do que nos rodeia. Partes do corpo associadas a esta chakra: sistema muscular e pele. Abdómen, estômago, fígado, parte inferior das costas, sistema digestivo, sistema nervoso central, bílis e bexiga.
Glândulas: Pâncreas (esta glândula desempenha um papel importante na digestão dos alimentos e na secreção de insulina pelo organismo).
Aspectos da consciência:.relacionada com o poder, controlo e liberdade. A facilidade de uma pessoa ser ela própria. De estar à vontade! A este chakra se liga toda a actividade mental.

Bom funcionamento desta chakra

Esta chakra está localizada na parte superior do umbigo, abrindo-se para a fronte sob forma de um funil alongado. O plexos solar é também conhecida como o "centro da energia que controla o poder da vontade humana". A energia solar é absorvida por esta chakra para o corpo humano, revitalizando-o tanto ao nível físico como emocional.Dai que, a chakra do plexos solar é considerado como sendo o "ponto de origem" ou de nascimento do verdadeiro EU, da identidade e da personalidade humana, reflectindo valores como a tenacidade e a perseverança pessoalEsta chakra quando equilibrado e a funcionar em pleno, conduz ainda as pessoas a desenvolverem objectivos de vida sólidos, atingindo-os com facilidade no decurso do tempo. Esta chakra está ainda associada a ideias como a auto-confiança, a auto-expressão, a afirmação pessoal, a adaptação ás mudanças da vida, a ambição pessoal, a necessidade de exercer poder na sociedade, etc.
O plexos solar é de igual forma o centro purificador dos desejos das chakras inferiores, i.e. da sacral e da chakra base. Esta chakra permite ainda ao ser humano, o fluir natural da energia criativa que imana tanto das chakras inferiores como das superiores.
E este centro energético quando completamente aberto e funcional, manifesta-se num aumento da criatividade humana, conduzindo a todo o tipo de realizações pessoais ex: a um acréscimo da sabedoria, á alegria de viver, a uma aceitação incondicional do Eu, a uma aceitação dos outros, a uma "iluminação" interior e ao êxito pessoal.
Ainda neste contexto, quando uma pessoa se exprime com frases do tipo:" Eu tenho um palpite...a minha intuição diz-me o seguinte...", isto significa que a pessoa está receptiva a "ouvir" a sua intuição, julgando com facilidade as pessoas e as situações de índole positiva ou negativa que lhe surjam no decorrer da vida.E todos os palpites pessoais são desenvolvidos ao nível da chakra do plexos solar, sendo esta o "berço" da intuição humana.
A titulo de curiosidade, quando uma pessoa tem esta chakra, a da cabeça e a da testa abertas ou em sintonia, apercebe-se facilmente que determinadas situações na vida possuem níveis distintos de energia, de luz e de vibração. Quer isto dizer, que a pessoa tem perfeita consciência de que a energia universal actua de forma diferente sobre todos os seres vivos e coisas inanimadas no planeta. Esta pessoa pode inclusive tentar estabelecer contacto com a energia universal dos cosmos, tirando máximo partido das suas percepções e capacidades extra-sensoriais.
A partir do momento em que a energia universal se torna parte integrante da vida da pessoa, todos os sonhos e objectivos existenciais tendem a concretizar-se. E a vida da pessoa passa a estar repleta de alegria, de êxito, de paz, e saúde e de felicidade.

Funcionamento deficitário desta chakra
Quando esta chakra está bloqueada, desequilibrada ou a funcionar de forma deficitária, a pessoa tende a sentir-se deprimida, triste, sem alegria de viver, sem paz interior e em constante desequilíbrio emocional.
Pode ainda suceder, que a pessoa tenha alegria de viver, positivismo e energia, contudo não consegue encontrar forma de manifestar estas qualidades ou exterioriza-las ás outras pessoas. De igual modo, quando obstruída, esta chakra tem tendência para gerar seres humanos pretensiosos, egoístas e manipuladores (que pretendem unicamente exercer controle sobre os restantes seres humanos e sociedade).
E caso esta chakra esteja a funcionar de modo deficitário, desarmonioso ou desequilibrado, a pessoa pode:
Tornar-se num ser manipulador, exercendo excessivo controle sobre a vida alheia;
Gostar excessivamente do PODER, da conquista e do dominio;
Sentir-se desenquadrada e frustrada no seu intimo face á vida, querendo aparentar que está deveras ocupada e sempre activa com actividades novas e interessantes;
Ter dificuldades em descansar e relaxar do stress diário que a consomem por dentro;
Ter dificuldades em dissociar o conceito de felicidade do conceito da posse de bens materiais e de status social. E o sucesso material reveste-se de importância vital para a pessoa, que tem dificuldade em se libertar de tais desejos e de viver uma vida com simplicidade e humildade;
Ter dificuldades de expressão no que toca a sentimentos íntimos e a emoções profundas;
Sentir-se facilmente frustrada, tendo a tendência para a ira e para a agressividade quando as coisas não correm da forma como as planeou ou deseja;
Ter expectativas excessivas e irracionais face á vida e aos outros;
Sentir-se rejeitada pelos outros;
Ter falta de coragem, de tenacidade e de bravura, vendo obstáculos em tudo o que a rodeia, não sabendo contorná-los ou resolve-los;
Sentir-se agitada no seu interior, desorganizada, incerta e nervosa, agindo sempre de modo impulsivo e irracional;
etc.
Por fim, a percepção desta pessoas face á vida é sempre negativa. E todas as situações que se lhe deparam tendem sempre a ter um fim trágico-dramático, negativo e ensombrado.