6 Chakra da Testa, da Sobrancelha ou do Terceiro-olho (Ajna)



CENTRO DA CONSCIÊNCIA DESPERTA

Cor associada a esta chakra: Índigo ou azul escuro.
Elemento: O cosmos.
Sentidos: A visão extra-sensorial do terceiro olho, sexto sentido, toque, olfacto, paladar. É o conjunto de todos os sentidos internos que correspondem a cada um dos sentidos físicos externos, ou seja, Percepção Extra-SensoriaL (P.E.S.)
Representado por uma: Estrela de cinco pontas, ou estrela de David.
Localização: Centro da testa, zona localizada entre as sobrancelhas.
Importância desta chakra: Esta permite-nos desenvolver a noção do EU, visão e compreensão profunda dos nossos pensamentos e acções humanas. Esta chakra, está directamente associada com o desenvolvimento da nossa intuição e inteligência espiritual. Uma chakra da testa bem desenvolvida aproxima a pessoa de Deus, do divino e do universo.
Pedras semipreciosas e cristais: Safira, Tanzanite, Sugalite, Iolite, Lápis lazúli, Pedra do sabão, Florite lilás.
Essências florais: Flor Rainha Da. Ana, Aveia-brava, Madia.
Óleos essenciais: Heliotrope, Ervilha doce, Cânfora.
Principio fundamental: Conhecimento da essência do SER e da existência.
Partes do corpo que lhe estão associadas: Olhos, ouvidos, nariz, sobrancelhas, face, sistema nervoso central, cerebelo, sistema erndócrino,
Glândula: Pituitária (glândula que governa a actividade secretória do corpo e que controla o funcionamento das restantes glândulas).
Aspectos da consciência: subconsciente ou inconsciente. O lado mais profundo do ser. - Espírito.
Perspectiva espiritual das coisas.

Bom funcionamento desta chakra
A chakra da testa ou do terceiro-olho, encontra-se localizada na zona entre as sobrancelhas ou no centro da testa.
E esta chakra está normalmente associada á consciência do SER, ás percepções humanas e aos poderes mentais.
Ao nível físico, esta chakra é considerada como sendo o centro de energia mais importante do corpo humano, governando o nosso sistema nervoso central.
A chakra da testa é ainda encarada, como sendo "o berço da consciência humana", da intuição, das percepções extra-sensoriais e da imaginação.
E é através desta chakra, que o etéreo se manifesta no físico, criando as nossas noções conscientes e inconscientes de realidade.
Esta chakra dá-nos ainda controle sobre as nossas vidas e "sentido de direcção", auxiliando-nos a compreender melhor a natureza da existência humana.
A titulo de curiosidade, os "trabalhadores da luz" (e praticantes de tratamentos energéticos como o Reiki), normalmente possuem esta chakra e a do coração bem abertas para o exterior, receptivas a Deus, equilibradas e em harmonia.
Dai que se diga, que uma chakra da testa devidamente aberta, equilibrada e em harmonia, revela seres humanos com poderes intuitivos fortes, hipersensibilidade, clarividência e com capacidades de percepção únicas.
Contudo, maior parte dos seres humanos não possuem esta chakra suficientemente aberta, desenvolvida ou em harmonia, o que indicia falta de hipersensibilidade ou falta de receptividade face á sua intuição, ao universo e a Deus.
E normalmente as pessoas que tem a chakra da testa desenvolvida, possuem uma consciência dita de superior, receptiva a Deus, ás energias cósmicas e á inteligência divina.
A sua compreensão da vida terrena difere grandemente da percepção das restantes pessoas, o que faz com que estas encarem a vida sob outro prisma e com maior receptividade.
Ainda a titulo de curiosidade, as pessoas que possuem uma capacidade intelectual e ciêntifica invulgar ou acima da média, possuem muitas das vezes uma chakra da testa ligeiramente aberta, podendo vislumbrar em rasgos de consciência o lado divino da existência humana e Deus.
Ainda neste contexto, esta chakra ensina-nos a valorizar o pensamento humano como uma forma de poder e de energia.
Esta chakra diz-nos ainda, que todos os pensamentos humanos são providos de vida e de energia própria, podendo tornar-se numa realidade palpável.
O poder da intenção dá-lhes vida, e estes podem facilmente passar de ideias abstractas a acontecimentos ou factos palpáveis.
E quando esta chakra está devidamente desenvolvida, a pessoa encara ainda a vida sob um novo prisma, dando particular atenção ás suas capacidades extra-sensoriais, ao funcionamento das energias no corpo e universo e ás percepções desta e de outras realidades existências.
Dai que o pensamento ao surgir no cérebro desta pessoa, normalmente revela-nos um individuo com uma clareza de espírito e perspicácia invulgar. A pessoa tende a ser arguta e inteligente, podendo simultaneamente ter uma percepção simbólica e holográfica da realidade quotidiana. E o fluir dos pensamentos e das ideias no cérebro da pessoa, surge de modo integrado e compacto, sendo toda a informação recebida de origem extra-sensorial e divina.
Sendo assim, o mundo espiritual ganha um novo impulso e significado para a pessoa, em detrimento do lado material da vida (que com o decorrer do tempo tende a revelar todos os seus mistérios e segredos).
A compreensão e controle sobre o lado material da vida, pensamentos, ideais e suas manifestações é facilmente atingido pela pessoa, levando-a a descobrir uma nova forma de encarar a vida e a existência terrena.
Os "portões do universo" abrem-se igualmente de par em par, e a pessoa absorve todos os ensinamentos que o cosmos lhe envia!
Ainda neste âmbito, quando esta chakra está aberta e a funcionar plenamente, estamos perante um ser humano excepcional. Este será um mega-entusiasta, será uma pessoa com uma atitude de contemplação, de aceitação e de gratidão face á vida.
Esta forma de ser e de estar únicas, são ainda reveladoras duma versatilidade de pensamento invejável, e duma verdadeira ligação a Deus.
E no decurso da sua vida, esta pessoa pode ainda vir a desenvolver uma capacidade extraordinária de interacção com outras realidades existenciais, dimensões e seres, (muitas deles com existências paralelas á nossa). A visão bidimensional da existência desaparece, tal como as noções espaço-temporais, e as visões limitadas sobre a vida e morte.


Funcionamento deficitário desta chakra
Quando esta chakra não está a funcionar devidamente, isto pode fazer com que a pessoa tenda a desenvolver uma personalidade demasiado intelectualizada, com uma mente excessivamente ciêntifica e com a tendência para explicar o inexplicável, recorrendo unicamente á lógica da ciência.
E quando esta chakra se encontra pouco desenvolvida, bloqueada ou fechada, a pessoa tem ainda tendência para a racionalização de todos os seus pensamentos e emoções, analisando tudo pormenorizadamente, estando por vezes desfocada da essência da existência terrena.
E quando o intelecto se encontra mais desenvolvido do que o espírito, a pessoa tende a tentar explicar todos os fenómenos sob o prisma da matemática e da lógica. E tudo o que não possa ser comprovado cientificamente, não interessa a esta pessoa.
Dai que, muitas vezes a pessoa encara os outros ramos do saber como um disparate, como algo de irreal, como fantasiosos e como um sinonimo evidente de falta de inteligência.
Ainda neste âmbito, quando esta chakra funciona de forma deficitária, a pessoa tende a desenvolver uma personalidade distante, fria, arrogante, excessivamente onfiante na capacidade do seu intelecto e com tendências egocêntricas.
Esta pessoa tem ainda a tendência para recusar ouvir as opiniões alheias, e todas as ideias que não se enquadrem na lógica do seu raciocino.
Dai que, todas as ideias de natureza espiritual são á partida rejeitadas pela pessoa, que no fundo as teme, receando igualmente uma ligação mais estreita com Deus.
A pessoa entende ainda o lado espiritual da vida, como um dispêndio de energias e de tempo. E todas as ideias e pensamentos que não sejam convencionais, não são facilmente aceites pela pessoa.
Dai que, a única forma encontrada pela pessoa para exprimir as suas opiniões altamente intelectualizadas, é mediante o recurso á ridicularização das teorias espirituais. E sempre que lhe for dada uma oportunidade socialmente para as ridiculizar, esta pessoa não a desperdiçará.
Quando isto acontece, a pessoa tende a manter uma posição social irredutível face á espiritualidade humana, lutando com todas as suas forças para que esta não seja aceite ou valorizada socialmente.
Esta pessoa crê ainda, que as suas capacidades intelectuais invulgares, podem deitar por terra todas as crenças nas teorias espirituais e até mesmo em Deus. Dai não ser de estranhar, encontrarmos pessoas que são simplesmente anti-religiosas, anti-espirituais ou ateístas.
No entanto, no seu seu intimo estas pessoa vivem em constante luta consigo mesmas, sentindo-se muitas vezes confusas, inseguras e receosas face á possibilidade da existência de Deus e do divino.
E apesar desta ideia as assustar, estas pessoas podem igualmente sentir um chamamento divino ou um "fascínio secreto" pela temática do divino e de Deus.
Todavia, as barreiras pessoais que constroem para se protegerem destas ideias, por vezes impedem-nas de se aventurarem nos meandros da sua própria espiritualidade ou da religiosidade humana.
Finalmente, não é difícil encontrarmos pessoas que se enquadrem dentro desta descrição e que têm os sentidos geralmente pouco desenvolvidos i.e. a audição, a visão, a fala, o paladar, o toque e a intuição.
A titulo de conclusão, um bloqueio grave ao nível da chakra da testa origina normalmente bloqueios nas outras chakras que lhe estão directamente associadas ex: no plexos solar, na chakra do coração e na da cabeça.
Dai que, quando se conduz um tratamento energético de Reiki numa pessoa que rejeita o lado espiritual da vida, este deve ser levado a cabo em simultâneo nestas três chakras.